12.8.10

Revolutionary Road


Acabei de ler o livro Revolutionary Road e adorei!! Já tinha visto o filme, que também é excelente, mas o livro é sempre melhor!
Gostei muito porque as personagens são o reflexo daquilo que muitos de nós somos ou nos tornámos perante uma sociedade de aparências, hipocrisia e consumismo. Por muito avessos ao sistema que sejamos acabamos por sentir pressões que nos fazem colar a moldes nos quais não encaixamos e acabamos por nos desviar dos nossos sonhos e da nossa essência. Leiam que vale a pena!
****
A propósito do livro, não sei se alguém já sentiu na pele, mas tenho um exemplo muito prático que podia ter sido o ponto de viragem na minha vida para me transformar num "autómato padronizado à sociedade in" ou numa eterna deprimida, foi na casa duns "amigos" onde entrei de bem com a minha vida e onde fui sujeita à observação dum teatro de ostentação e auto-bajulação a puxar à superioridade e à "humilhação disfarçada"que me fez questionar se realmente era feliz ou se andava meio perdida no mundo contente com pouco - claro que ainda não perdi a capacidade de me "sacudir" para me lembrar que a felicidade está nas pequenas coisas e que nem todos temos que seguir aquela cronologia e padrões patéticos que esperam de nós, como: casar na idade x, ter um filho na idade y, ter uma boa carreira e ganhar muito dinheiro mesmo sem gostar do que se faz, comprar um carro bombástico, ter conversas pseudo-quê!? porque já se tem determinado nível (mesmo quando a cultura é = O e se dá opiniões deturpadas lidas na revista que estava no WC ou que se ouviu alguém a dizer - porque pensar custa!), etc, etc, etc. Incrível, há pessoas que ao fazerem-se grandes a tentar diminuir os outros só se tornam minúsculas! Ai de quem não estiver atento e se deixar levar!!!
Só espero ter a capacidade de me manter fiel a mim mesma e não entrar nesse mundo moldado à estupidez.

1 comentário:

  1. também vi o filme e gostei, e agora fiquei entusiasmado para ler o livro...

    ResponderEliminar