13.3.11

Se eu tivesse Poder...



Se eu tivesse poder colocava um tecto aos valores de arrendamento, tendo obviamente que reduzir alguns impostos sobre as propriedades arrendadas.
Bem sei que não estamos num regime que tenha direito sobre os bens de alguém (???) mas acho que se houvesse uma lei que colocasse um limite aos valores que se cobram pelas rendas de casa muitos problemas acabariam.
Exceptuando aqueles que alugam as suas casas porque deixaram de as poder pagar, há uma "corja" de senhorios que têm casas que há muito estão pagas e mais que pagas, que continuam a cobrar rendas iguais ou superiores áquilo que se paga de prestação ao Banco por um empréstimo - meus senhores há limites à chulice!!
É absurdo que um T1 tenha uma renda superior a 200 euros ou um T3 superior a 350/400 euros num país onde o salário mínimo é de 475 ou 500 euros (ainda não percebi bem!!).
Os valores altos das rendas é que fizeram muitas famílias optarem por comprar casa - o que até há bem pouco tempo era considerado um luxo para um jovem e até mesmo para muitas famílias sem um bom salário, o que resultou no individamento de que tanto se fala.
A habitação é um bem (mais que) necessário, é um bem (mais que) essencial, por isso mesmo o(s) Governo(s) não pode fechar os olhos ao problema. Para ter casa muitos se endividam, outros ficam uma vida inteira a enriquecer o senhorio e muitos outros simplesmente não têm casa...
Nem todos precisamos de ser proprietários, apenas felizes com o "nosso" tecto!
Se queremos uma sociedade capaz e digna, que evolua, devemos descer do pedestal de consumistas, exibicionistas, gananciosos e desumanos a que fomos subindo com esta sociedade (ocidental) completamente podre e corroída, com meia dúzia de capitalistas ocos (novos-ricos) que não sabem mais nada para além de fazer dinheiro com a exploração dos outros - vamos voltar aos valores humanos dos nossos antepassados mais remotos que nos fizeram evoluir e que assentam em valores muito básicos e simples que todos já sabemos quais são mas gostamos tanto de esquecer!!
Querem fazer economia sobre pilares de lama seca... cuidado com a chuva!!

Sem comentários:

Enviar um comentário