9.10.09

Imigrantes

Recebi um e-mail, de alguém muito revoltado com os imigrantes que estão cá no nosso país a "roubar" trabalho aos portugueses. Como não chego a essa pessoa atrás de forwards infinitos deixo aqui a minha indignação, sim eu que até estou desempregada no momento.
Minha gente será que ninguém se lembra que o nosso país já fez imigrar milhares ou milhões de pessoas?! Acham que esses também andaram a roubar emprego a alguém? Parece que de repente todos os portugueses que se sentem ameaçados com a mão de obra estrangeira, querem ir para as obras, limpezas, etc. porque é esse trabalho que um imigrante arranja, mesmo quando é muito mais qualificado que alguns patrões que andam por aí. Neste momento há milhares de portugueses espalhados por todo o mundo a trabalhar, muitos estão a ir e, muitos outros a ponderar imigrar para ter uma vida melhor. Queremos que os outros países também os recebam mal?
E será que estes revoltadinhos sabem que o contacto com outras culturas só enriquece a nossa?
Bem sei que no meio há sempre pessoas que não interessam a ninguém, mas isso é como em tudo. Estou a pensar naquele caso duns brasileiros que assaltaram um banco, episódios destes não ajudam nada, mas não vamos ser limitados, ou ignorantes, e achar que os brasileiros são todos criminosos, temos que pensar naqueles que nos atendem num café ou numa loja, com um sorriso contagiante e, com o qual só temos que aprender (é que o atendimento em Portugal é uma tristeza).
Não só acho que ninguém anda a roubar emprego a ninguém, como acho que, o que é revoltante é que não se aproveite muito do conhecimento que anda por aí perdido, "nas obras", para melhorar o nosso país. Temos falta de médicos, mas há médicos a fazer cimento, não são portugueses mas são médicos What´s the dial? O mesmo acontece com outras profissões, isso é que é revoltante. E porque é que pagam pior a um imigrante que a um português?, ele não paga renda?, não come?, não paga impostos?, isso é que é revoltante.
Deixem cá os imigrantes, os políticos é que têm que arranjar leis reguladoras para peneirar quem vem com más intensões, quem veio para trabalhar e ganhar a vida de forma honesta não tem que pagar pelos outros.
Tenham vergonha da xenofobia! Já há séculos que se sabe que o mundo é redondo.

Sem comentários:

Enviar um comentário