18.1.10

O Símbolo Perdido


Acabei de ler O Símbolo Perdido, de Dan Brown e recomendo vivamente, embora não tenha sido o meu preferido. Os livros deste autor já se tornaram obrigatórios nas minhas leituras e sinceramente gostei de todos, em especial do Anjos e Demónios. Confesso que este último me desapontou um nadinha por algumas razões, deixo aqui duas, uma foi alguma previsibilidade quanto à personagem Mal´akh, percebi de imediato quem ele era, outra foi que, e talvez seja da minha cabeça, parecia escrito a pensar num filme (o que não nega a boa qualidade do livro). Sinto que por vezes os livros perdem quando passam ao cinema, precisamente porque o livro é sempre melhor que o filme, e há sempre um grande desgaste com isso, perde-se parte do imaginário.
No caso de Dan Brown, no que me diz respeito, já tinha lido três livros quando o Código da Vinci saiu em filme, a minha imagem do Prof. Langdon não tinha nada a ver com o Tom Hanks - que adoro, e o filme não fez juz ao livro, o filme Anjos e Demónios foi melhor (embora o livro seja excelente) mas espero que a saga fique por ali, senão temo perder o interesse por este autor, que me pareceu estar a começar a pensar em efeitos especiais. Gostava que o próximo livro dele fosse com outra personagem para desanuviar um bocado.
Não quero com isto que se fique com a ideia errada, o livro é bom, a parte da simbologia, dos códigos, da "aventura",etc., é bastante rica e vale sempre a pena conhecer mais sobre místicas, rituais e ideais que desconhecemos. Leiam!
E agora dizem os radicais: "- Não vás ver os filmes ou deixa de ler os livros dele!"
Eu respondo: "- Pois só que eu não sou radical."

2 comentários:

  1. Graças a Deus que há alguém com a mesma oponiao que eu! Dos 3 livros com o Robert Langdon, este foi o que menos gostei, porque parecia mesmo um screenplay, argumento cinematográfico, muito a pensar em Hollywood. Se eu fosse adepta da teoria da conspiração, diria que o livro foi pago para ter um enrendo nos States... Quando vi o filme do Código Da Vinci fiquei super desiludida, com o Tom Hanks, nao com ele como tu dizes, mas sim com a personagem. Sempre imaginei o Langdon com a cara do próprio Dan Brown. Quem melhor para interpretar o Langdon que o Daniel Craig? mas enfim 007 ta ocupado de certeza... A adpatação dos Anjos e Demónios foi melhor, mas quem teve a péssima ideia de colocar um camerlengo IRLANDÊS???? Santo Dio!!!!
    Enfim...já leste o «Orgulho e Preconceito»? Lê e depois conversamos :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o "Orgulho e Preconceito" porque como vi a série da BBC (mais que uma vez) em miúda e mais tarde o filme (que gostei menos que da série) adiei a leitura. Tenho a certeza que o livro é muito melhor, os livros são sempre melhores. Da próxima vez que for comprar um livro vou-me lembrar da sugestão, por acaso em casa não o temos e a minha irmã só o tem em inglês (e como deves ter reparado, não sou adepta de "emprestanço" de livros...hihihi)

    ResponderEliminar