27.2.10

Ágora


Recomendei o filme Ágora e não posso deixar de fazer um post sobre ele.

Desculpem a falta de modéstia mas, este filme foi escrito, ou melhor, realizado, porque quem o escreveu foi a própria História, para mim. Adorei! Acabei de o ver com uma dor na alma daquelas que só sinto em situações que me envergonham da natureza humana. Como o Homem, com a sua ignorância podre e mesquinha, foi ao longo dos séculos eliminando o que de mais puro e sagrado a humanidade possuí, a iluminação do espírito, a inteligência, a verdadeira ligação com Deus (que nada tem a ver com religiões - tais como são praticadas), a própria HUMANIDADE. O que fizeram à biblioteca de Alexandria foi "matar" séculos de conhecimento, de pesquisa, de História, de dedicação, de busca pela verdade...

Hipátia de Alexandria, que não demos na escola, foi uma mente brilhante que nasceu por volta de 370 e foi assassinada em 415. Desenvolveu instrumentos usados na Física e na Astronomia, resolveu problemas da Matemática e de outras disciplinas, descobriu que a rota de translação da Terra era elíptica quando ainda se acreditava na teoria geocêntrica, enfim, ficam com uma ideia da grandiosidade desta mulher, que morre por não declarar ser cristã (sendo ela uma verdadeira servidora de Deus, que, é a verdade, o conhecimento, o Universo). Não vou estar aqui a dar aulas de História mas pesquisem se for do vosso interesse. Aqui deixo agora um - Hipátia I Love YOU.

Para quem for apaixonado pela Humanidade na sua essência e por figuras Belas e Iluminadas como a Hipátia, não perca o filme.

2 comentários:

  1. Já vi a publicidade do filme e fiquei curiosa. Agora com o teu texto, despertou-me ainda mais o interesse. Obrigada :)
    Beijinhos.
    ♥Marisa♥

    ResponderEliminar
  2. Obigada Marisa :)
    Sou muito suspeita porque gosto destas temáticas...espero que não fiques decepcionada! Mas o filme é mesmo bom, tem bons actores, é bem realizado e os cenários são perfeitos...lá estou eu outra vez!
    Beijinhos!**

    ResponderEliminar